quarta-feira, 23 de junho de 2010

Carta aos médicos e a população de Ribeirão (Prefeita Dárcy Vera)

Carta aos médicos e a população de Ribeirão

Os que me conhecem sabem do carinho, da atenção e dos compromissos que tenho, e dos quais não abro mão, com os servidores municipais e com a população.

O sucesso de um governo passa, obrigatoriamente, pela dedicação de cada um deles. E disso, como prefeita, tenho consciência.

Temos um quadro de profissionais competentes, responsáveis e que, acima de tudo, sabem do quanto são importantes na vida das pessoas, especialmente aqueles que mais precisam da assistência e da presença da Prefeitura.

Neste um ano e meio de administração, tenho me dedicado unicamente a fazer o melhor. Onde sinto que há possibilidade de projetar Ribeirão Preto, buscando novos investimentos, ações de desenvolvimento econômico e social, gerando empregos, lá estou eu.

Eu brigo por Ribeirão Preto. Eu amo Ribeirão. Eu defendo nossa cidade com coragem e dedicação.

Estou conseguindo resolver situações que há mais de 80 anos se arrastavam e serviam de discurso político a cada nova eleição. Este é o caso da obra de combate a enchente.

Assim também tenho me empenhado em resolver o problema da saúde em nossa cidade.

Ribeirão tem uma população de 600 mil habitantes e mais de 1 milhão e 200 mil nomes e endereços diferentes cadastrados em nosso sistema Hygya.

Ribeirão é um pólo de saúde e referência nacional . Por isso muitas pessoas vem de outros municípios buscar atendimento em nossa cidade. Como o respeito ao próximo e direito a saúde são deveres de todos nós, posso dizer tranquilamente, que mesmo com tantos problemas, Ribeirão também cuida da saúde de pacientes de outros municípios, que emergencialmente procuram nossas unidades.

Somente em reformas e ampliação de unidades de saúde, já foram investidos 12 milhões de reais.

Reformamos e ampliamos várias unidades, como a UBS do Marincek, UBS Campos Elíseos, UBS Ipiranga, UBS Vila Tibério, UBS Vila Virgínia, reforma da sala de urgência da UBDS Central, o Centro de referência de Saúde do Trabalhador, novas ambulâncias, reativamos o serviço de traumatologia da UBDS Central, 05 novas Vans para hemodiálise/ radioterapia e fisioterapia, compramos mais leitos da Santa Casa e Beneficiência Portuguesa, contratamos novos médicos, compramos 65 cadeiras de hidratação, novas macas, ar condicionado, colocamos Raio X na Vila Virgínia, etc...

Estamos trabalhando para ampliação do horário de atendimento em 5 UBSs, diminuindo o fluxo de pacientes nas UBDS, reformando a UBS do Parque Ribeirão, UBS do Heitor Rigon, o prédio do DST/AIDS, etc...

Conseguimos 3 (três) novas UPAs ( Unidade de Pronto Atendimento), uma inclusive em construção na avenida 13 de Maio. As outras duas estão em fase de Projeto e serão no Quintino II e Vila Virgínia.

Protocolei vários pedidos de verbas no Ministério da Saúde, para melhoria de infra-estrutura dos postos de saúde.

Sou uma mulher que trabalha e trabalha muito para fazer o melhor, com coragem, sempre me posicionando diante de minhas responsabilidades como Prefeita e ser humano.

O que ocorre é que fiquei completamente decepcionada com parte da diretoria do Sindicato dos Médicos de Ribeirão, na condução do processo reivindicatório. Nunca na história desta cidade, eles conseguiram sentar com o executivo e conversar claramente sobre suas dificuldades. Eu sentei e ouvi. Eu respeitei seus pontos de vista e me coloquei a disposição para buscar uma saída que pudesse resolver problemas históricos, sem menosprezar as demais categorias de servidores.

Dialogar é o caminho. Assim eu penso. Intimidar e ameaçar os servidores médicos e provocar instabilidade no atendimento ao público, prejudicando as pessoas que necessitam, é inaceitável.

O que era para ser uma reinvidicação de uma categoria, está virando um verdadeiro palanque político em ano eleitoral. Discursos inflamados e até presença de gente de outras cidades nas assembléias, engrossa o coro dos que aqui apenas querem conversar sobre problemas históricos da categoria. Problemas esses que não começaram em meu governo.

Os médicos estão no seu direito de buscarem o melhor e fazerem suas reivindicações. Isso é correto. E eu respeito.

Permitirem que o movimento reivindicatório seja usado como palanque político eleitoral, sacrificando a população, isso não é correto.

Muitos médicos querem trabalhar, fazer plantão e atender a população, mas não podem, caso contrário, o Sindicato dos Médicos irá representar contra eles, no conselho de ética.

É lamentável ver parte da diretoria do Sindicato dos Médicos que deveria estar do lado deles, intimidando-os a representá-los no conselho de ética, caso descumpram o que foi decidido na assembléia e resolvam fazer hora extra para atender a população.

Por outro lado, o Ministério Público também disse que vai pedir para que a Prefeitura informe quais foram os médicos convocados, que se negaram a fazer plantão, que também irá representar contra eles.

Olha a situação que a diretoria do sindicato deixou os médicos!

Pedi ao Sindicato dos Médicos, dentro do Ministério Público, junto ao Promotor, que ligassem aos colegas pedindo para fazerem escala de plantão. Eles se negaram a ligar. A diretoria da entidade Sindical queria que eu fechasse duas UBDSs em respeito ao movimento reinvidicatório. Eu me neguei a fechar os postos.

Ainda no Ministério Público, eu e o promotor perguntamos qual outra alternativa o governo tinha, já que a proposta não foi aceita? – Eles não deram alternativa e pediram que nós aguardássemos a convocação de nova assembléia.

Como poderia esperar se há pessoas doentes, indo aos postos de saúde, gritando de dor, precisando de atendimento?

O povo não pode esperar. A doença não pode esperar. A dor não pode esperar. Já que fomos impedidos de montar plantão com os profissionais médicos da rede, não tivemos outra alternativa e ontem precisamos contratar emergencialmente uma OSCIP de médicos, para atender a população. Isso não é uma afronta. Isso foi uma necessidade.

Se tenho compromissos com os servidores, de procurar valorizá-los dentro das possibilidades financeiras da prefeitura, por outro lado também tenho compromissos com o povo de Ribeirão.

Neste ano, concedi aumento ao funcionalismo de 6,31%, ou seja, acima da inflação registrada no ano passado, o que garantiu a reposição do poder de compra e ganho real de toda a categoria. Foi um aumento que exigiu um enorme esforço financeiro da Prefeitura, foi o aumento que pudemos dar e - creiam - me deixou muito feliz.

Nos próximos dias, estarei pagando a Licença-Prêmio, que desde 1999, não vinha sendo paga. Depois de 11 anos, o direito do servidor volta a ser honrado. Também vou pagar a primeira parcela do 13º dos funcionários, além de outros compromissos com os servidores.

O povo de Ribeirão não merece e não suporta mais essa situação, principalmente quando a gente sabe que é motivada por interesses de poucos, que não têm compromisso com o cotidiano e com os problemas das pessoas.

Paralisar os serviços de urgência e emergência, suspender os plantões de atendimento médico, fazer com que as pessoas mais humildes sofram ainda mais, é desumano.

Essa atitude está na contramão do bem e do respeito ao próximo.

Confio no bom senso dos nossos profissionais de saúde. Essa situação não começou em meu governo. Quero pedir humildemente aos médicos que retomem o atendimento a população. O Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores está em fase de contratação de consultoria especializada para orientação e implantação. Esse é um sonho de todos os servidores.

Peço a DEUS ajuda e solução para essa situação. Da minha parte, vou continuar trabalhando duro para que a gente possa melhorar os salários de todos os servidores, porque sei que esse é um dos caminhos para que a nossa população seja melhor atendida. E se nossa população for bem atendida, cumprimos o nosso papel de servir.

Muito obrigada.

Dárcy Vera – Prefeita Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, o seu comentário nos transforma em pessoas melhores, logo será verificado e postado.

 FELICIDADE REALISTA Por Mário Quintana A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos ...