segunda-feira, 10 de setembro de 2012

RIBEIRÃO 1º MUNDO: CONTEMPLANDO UMA REALIDADE PRÓXIMA_ PARTE IV


Para que possamos conseguir resultados satisfatórios, precisamos envolver o nosso público alvo, não basta apenas anunciar que se terá tal ação, curso ou oficina em prol da comunidade, precisamos fazer com que essas pessoas passem a querer. Elas mesmas precisam desejar serem pessoas e cidadãos melhores e capazes. Para esse feito precisamos então de alimentar o espírito delas, precisamos deixar o coração que é o centro de motivação, transbordando de força de vontade, autoestima e, descobrir nela qual a sua vocação, quais os seus conhecimentos, sua cultura, o que ela faz melhor ou que ela se aproxima com mais facilidade.

Isso seria feito através de rodas de bate papo, palestras, teatro, contadores de histórias, artes circenses, livros, músicas, danças, filmes, dinâmicas em grupo. Usaremos essas ferramentas para atrair as pessoas como forma de entretenimento, pois a idéia traz por si a participação ativa dos participantes, será uma provocação para soluções de seus próprios problemas, fazê-las enxergar dentro dessas propostas o que ela poderia contribuir para a sua vida, dos seus familiares e sucessivamente para sua cidade, seu país, para um mundo melhor.

Seria oferecido a elas uma forma de entretenimento, atraí-las para o seu próprio bem estar, e assim, despertar esse ser produtivo, independente, capaz, que está dentro dela aprisionado pelas injustiças e pelo abandono. Trata-se de um problema bem complexo, mas é esse o ‘glamour’ do ser humano em toda a sua complexidade.

Esse projeto seria desenvolvido em primeira instância em espaços públicos como escolas, bases comunitárias e associações de bairros. Pois um dos seus diferenciais é que nós vamos até elas e não elas terão que se locomover até nós, somente em casos que se terá um benefício muito maior a eles e, aí então seja preciso uma locomoção do grupo, dessa forma beneficiará toda a comunidade carente e pessoas com necessidades especiais.

Depois dessa primeira etapa e identificação das aptidões, habilidades ou o que a pessoa está mais próxima, teremos que continuar com a capacitação profissional e desenvolvimento de habilidades dessas pessoas, através de cursos profissionalizantes e oficinas.

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