terça-feira, 21 de agosto de 2012

RIBEIRÃO 1º MUNDO: CONTEMPLANDO UMA REALIDADE PRÓXIMA_ PARTE II


Imagine um pai ou mãe, um deficiente ou um jovem saindo de casa pela manhã sem perspectiva nenhuma de trabalho e de vida. Sua auto-estima lá embaixo, sem respeito a si mesmo, sem motivação, sentindo-se uma pessoa inútil. Qual o respaldo que esse cidadão dará a sua família, a si próprio e a sociedade?

De nada vale oferecer coisas materiais como: comida, cesta básica, pagamento de contas de água e luz, etc., pois essas coisas resolvem o problema momentaneamente, mas as dificuldades na vida da pessoa continuam, podem até mesmo atenuar pela freqüência sistemática desses benefícios, o cidadão deixa por completo de ter autonomia da sua vida, fica nas mãos e dependente da caridade de outras pessoas ou de programas dos governos.

Sempre ouvimos dizer que é “melhor ensinar a pescar do que dar o peixe”, outra verdade existente diz que “há mais felicidade em dar do que receber”.

Não seria a hora então de mudarmos um pouco essa realidade?

Começando por resgatar os valores dos seres humanos entrincheirados nos primórdios de nossas vidas.

Falta de: motivação, auto-estima, qualificação profissional, identificação vocacional, relacionamento familiar, interpessoal, entretenimento, cultura, respeito as diversidades das pessoas, tudo isso gera a exclusão social e os problemas atenuantes existente nesse âmbito.

Sabemos que existem oportunidades iguais e para todos, no entanto as pessoas as quais mencionamos não têm acesso a essas informações existentes, bem como não estão preparadas para disputar com as outras pessoas, mesmo que essa oportunidade esteja dentro de suas possibilidades. Quero dizer que as oportunidades são iguais, mas as qualificações das pessoas são bem diferenciadas, chegando ao ponto de uma disparidade brutal que pode levar até mesmo a morte do individuo, seja ela literal ou social.

O primeiro passo pode ser dado para nossa grande e maravilhosa Ribeirão Preto, cidade com porte de metrópole que tem o calor humano do interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, o seu comentário nos transforma em pessoas melhores, logo será verificado e postado.

 FELICIDADE REALISTA Por Mário Quintana A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos ...